As aulas presenciais da rede estadual de educação do Tocantins devem começar a retornar a partir do dia 3 de agosto. A previsão da Secretaria Estadual de Educação é que as turmas da 3ª série do ensino médio sejam as primeiras a retornar. Metade dos alunos destas turmas voltam para as escolas no dia 3 de agosto para as salas de aula e a outra metade fica em casa, na semana seguinte, a partir de 10 de agosto, os alunos revezam.
- Publicidades -
Quem estiver em casa fará atividades que serão validadas pelos professores na semana seguinte, quanto o aluno volta para as aulas presenciais. Após as duas primeiras semanas deste modelo será feita uma avaliação sobre a eficiência do modelo.
O objetivo do revezamento é permitir o distanciamento entre os alunos dentro da escola. Todos eles devem receber equipamentos de proteção individual, assim como os professores. A secretaria trata a proposta como aulas semipresenciais.
Se não forem constatados problemas na execução do planejamento nesta primeira etapa, as demais turmas do ensino médio começariam a retornar. Metade dos alunos voltam no dia 17 de agosto e os demais no dia 24 de agosto, também com revezamento
Para as turmas do ensino fundamental, o mesmo processo ocorreria a partir de setembro. A previsão da Seduc é que os alunos da 3ª série do Ensino Médio consigam encerrar o ano letivo ainda em 2020 e que os demais terão que cumprir a carga horária faltante em 2021, simultaneamente com as aulas do próximo ano letivo. Eles teriam aulas em forma de créditos durante o ano letivo.
A secretária de educação, Adriana Aguiar, informou que o planejamento é um desenho e que pode ter alterações caso seja necessário em função da situação de saúde. A projeção é de encerramento do ano letivo no dia 31 de janeiro de 2021 e o que faltasse a partir dai seria cumprido pelo aluno em forma de créditos.
Adriana Aguiar disse ainda que escolas da rede municipal e particular vão poder adaptar os próprios calendários. Ela informou também que em localidades que não registrem casos de coronavírus os diretores poderão fazer adaptações.
A rede estadual de educação do Tocantins conta com 493 escolas, com 157 mil alunos e 20 mil servidores.