O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alertou a população sobre golpes envolvendo mensagens falsas relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em uma prática recente, golpistas têm enviado mensagens informando que a CNH do destinatário está prestes a ser suspensa, tentando induzi-los a acessar links fraudulentos.
- Publicidades -
No Tocantins, casos como o da cerimonialista Aldenora Costa Lang chamam atenção. “Recebi mensagens afirmando que minha CNH seria bloqueada e solicitando que eu acessasse um link para evitar o problema. Achei suspeito e procurei o Detran/TO, que confirmou ser um golpe”, relatou Aldenora.
Como funciona o golpe
Os golpistas enviam mensagens com alertas como “NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL”, “ATENÇÃO, SUSPENSÃO DE CNH” ou “DETRAN: CNH”. Esses textos vêm acompanhados de um link que, ao ser acessado, direciona o usuário para uma página que imita o site oficial do Governo Federal (GOV.BR).
Nessa página falsa, os golpistas pedem informações pessoais e simulam a apresentação de multas fictícias, indicando que o pagamento imediato seria necessário para regularizar a situação. Ao realizar o pagamento, o dinheiro é desviado para contas controladas pelos criminosos.
Posicionamento do Detran/TO
O Detran/TO esclarece que não solicita informações ou pagamentos via SMS, WhatsApp ou ligações telefônicas. O órgão reforça que os canais de comunicação com o público são exclusivamente os meios oficiais, como o site do Detran Tocantins (https://www.to.gov.br/detran) e os canais do Governo Estadual (https://www.to.gov.br/).
Golpes semelhantes foram registrados em outros estados, como Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraíba, mostrando que a prática é recorrente no Brasil.