Neste final de semana, os tocantinenses foram surpreendidos pelas fortes chuvas no estado. Somente entre o sábado, dia 9, e o domingo, dia 10, foram registrados 60 mm de precipitação, com destaque para as regiões Norte e Sul do estado. Esse volume equivale a 30% do total esperado para o mês de novembro, que é de aproximadamente 200 mm.
- Publicidades -
O aumento no volume de chuvas acende um alerta, pois as tempestades vêm acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos fortes. Em Colinas do Tocantins, no norte do estado, os ventos ultrapassaram 101,8 km/h. Um índice como esse pode causar estragos, como objetos lançados na rede elétrica, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
A intensidade das chuvas ocorre devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que atingiu o Tocantins e outras regiões durante o final de semana. Segundo o Grupo Storm, empresa de monitoramento da Energisa, a atuação da zona deixou o tempo nublado a encoberto, com condições para chuvas localmente fortes, acompanhadas de descargas atmosféricas. O destaque é para as regiões norte, leste e sul do Tocantins, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
“Até sexta-feira, há previsão de chuvas intensas acompanhadas de raios no estado. Para terça-feira, o destaque é para a região central do Tocantins. No sábado e no domingo, a chuva deve ser leve a moderada e de forma isolada; os ventos estarão um pouco mais intensos no leste do estado”, destacou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
Mais de 100 mil descargas atmosféricas
- Jamais tente retirar qualquer tipo de objeto preso à rede elétrica, pois eles podem estar energizados e causar choques fatais;
- Não faça intervenções ou manutenções elétricas durante as chuvas;
- Evite o uso de chuveiro elétrico durante as tempestades;
- Caso o nível da água alcance a altura das tomadas, desligue o disjuntor geral imediatamente. Evite usar tomadas em paredes que estejam aparentemente úmidas por infiltração;
- Mantenha desligados os equipamentos elétricos próximos a goteiras ou que estejam molhados;
- Nos casos de descargas atmosféricas: evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades.