Tocantins – O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) que 44% das crianças matriculadas em escolas públicas do Tocantins foram alfabetizadas na idade certa em 2023.
- Publicidades -
Esse dado faz parte dos primeiros resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um programa do governo federal lançado em julho do ano passado.
Investimentos e aderência no Tocantins
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que crianças de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever. Todos os estados e 99,8% dos municípios aderiram à iniciativa.
O MEC informou que mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa para apoiar essas metas.
Resultados e desafios
Os índices de alfabetização no Tocantins ainda precisam melhorar. Em comparação, o índice nacional é de 56%, enquanto o estado apresenta 44% de crianças alfabetizadas na idade certa.
O ministro destacou que mais de R$ 1 bilhão foi repassado para os estados e municípios para desenvolver políticas locais de alfabetização, criar espaços de leitura nas escolas, e formar gestores e professores.
Situação nos estados
O índice de crianças alfabetizadas na idade certa varia entre os estados. No Tocantins, o percentual é de 44%, evidenciando a necessidade de maiores esforços e investimentos para alcançar a média nacional e os melhores desempenhos estaduais.
- Brasil: 56%
- Tocantins: 44%
- Ceará: 85%
- Sergipe: 31%
- Alagoas: 44%
- Amapá: 42%
- Amazonas: 52%
- Bahia: 37%
- Espírito Santo: 68%
- Goiás: 67%
- Maranhão: 56%
- Mato Grosso: 55%
- Mato Grosso do Sul: 47%
- Minas Gerais: 60%
- Pará: 48%
- Paraíba: 51%
- Paraná: 73%
- Pernambuco: 59%
- Piauí: 52%
- Rio de Janeiro: 52%
- Rio Grande do Norte: 37%
- Rio Grande do Sul: 63%
- Rondônia: 65%
- Santa Catarina: 61%
- São Paulo: 52%
Os estados do Acre, Roraima e o Distrito Federal não realizaram as avaliações estaduais em 2023, conforme informou o MEC.