Brasil – A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (10) uma redução de 1,5% no preço médio do metro cúbico de gás natural vendido às distribuidoras. Este ajuste é parte das atualizações previstas em contrato e reflete a introdução de novos produtos e contratos de venda de gás natural iniciados em janeiro de 2024.
- Publicidades -
Ajustes e impactos nos preços do gás natural
Desde o início de 2023, a Petrobras registra uma redução acumulada de cerca de 25% no preço médio da molécula de gás, influenciada pelas variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Os preços foram ajustados pela última vez no dia 1º de maio. Além disso, a empresa anunciou novas modalidades comerciais que podem reduzir ainda mais os custos para distribuidoras e consumidores livres, com reduções adicionais de até 10% dependendo dos contratos e volumes movimentados.
Essas novas modalidades visam fortalecer o mercado livre de gás, tornando-o mais líquido e competitivo. A Petrobras enfatiza que essas mudanças não afetam o preço do GLP (gás de cozinha).
Entenda a nova política de preços da Petrobras
A petroleira reformulou sua política de preços em maio do ano passado, abandonando a paridade internacional que ajustava os preços dos combustíveis de acordo com as variações do dólar e das cotações internacionais do petróleo.