Brasil – As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 começaram nesta segunda-feira, 29, e permanecerão abertas até às 23h59 do dia 10 de maio.
- Publicidades -
O exame, previsto para acontecer no dia 25 de agosto, será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente online, acessando o site oficial do Encceja.
Como funciona
Lançado em 2002, o Encceja tem o objetivo de avaliar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com secretarias estaduais e municipais de Educação, organiza o exame, que certifica competências, habilidades e conhecimentos adquiridos. As secretarias de Educação são responsáveis pela emissão dos certificados e das declarações de proficiência aos participantes aprovados.
Atendimento especializado
Durante o período de inscrições, candidatos com necessidades especiais podem solicitar atendimento especializado. O Encceja está preparado para acolher participantes com diversas condições, incluindo deficiências visuais, auditivas, físicas, intelectuais, além de gestantes, lactantes, idosos e pessoas que requerem atendimento por nome social. O exame consiste em quatro provas objetivas, divididas por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva contém 30 questões de múltipla escolha.
Custos de inscrição para faltosos de 2023
As inscrições para o Encceja são gratuitas, mas candidatos que se inscreveram em 2023 e não compareceram ao exame precisam pagar uma taxa de R$ 40 ou justificar a ausência. O pagamento da taxa é realizado por meio de um boleto bancário, que pode ser quitado em qualquer agência bancária ou casa lotérica.