O Governo do Tocantins, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está atualizando informações importantes para as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal. Este processo visa garantir que o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizado e que o Programa Bolsa Família (PBF) seja revisado conforme necessário. No estado, um total de 51.987 famílias precisam atualizar seus dados em 2024.
- Publicidades -
Nágila Praigida, assistente social da Setas, observa que muitas dessas famílias não atualizaram seus registros nos últimos 24 meses. Ela enfatiza a importância da atualização para aquelas que estão na lista de atualização cadastral, especialmente as que esperam receber o Bolsa Família em fevereiro.
Atualmente, o Cadastro Único conta com 382.330 famílias inscritas no Tocantins, sendo que 159.940 delas recebem o Bolsa Família.
Atualização Cadastral
O processo de revisão cadastral abrange as famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos. Já a averiguação cadastral analisa possíveis inconsistências, como renda, vínculos empregatícios e composição familiar. Algumas famílias podem estar sujeitas a ambos os processos, dependendo de sua situação.
As famílias que necessitam de atualização devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único. Algumas delas podem precisar que a atualização seja feita em suas residências.
Listagens
Desde 11 de janeiro de 2024, os municípios têm acesso às listas de famílias e aos dados através do Portal de Gestão do Cadastro Único, devendo seguir o cronograma de atualização estabelecido pela Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS nº 05, de 4 de janeiro de 2024.
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real.
Nágila Praigida destaca a importância de manter ações contínuas de qualificação para garantir que o Cadastro Único esteja atualizado e reflita com precisão a realidade das famílias, assegurando que os mais de 30 programas sociais que dependem dele alcancem quem realmente necessita.