O governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou a campanha Natau Miau, uma ação solidária voltada ao apoio de ONGs e protetores independentes que cuidam de animais abandonados. A iniciativa tem como meta arrecadar 1.000 kg de ração, sendo metade destinada a cães e a outra metade a gatos. A campanha, que já está em andamento, se estende até o dia 22 de dezembro, mobilizando empresários e a comunidade para contribuir com a causa.
As doações podem ser entregues diretamente na sede da Semarh, em Palmas, ou, caso necessário, uma equipe da secretaria pode realizar a coleta das contribuições. Para agendar a coleta, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (63) 9 8117-5184.
Critérios para distribuição
Os critérios para a distribuição das doações incluem a quantidade de animais resgatados, atuação na causa em Palmas e não ter recebido emendas parlamentares nos últimos seis meses. A prioridade é apoiar quem, frequentemente, arca com as despesas de cuidados utilizando recursos próprios.
De acordo com Meriele Oliveira, secretária executiva do Comitê Pró-Animais, a iniciativa busca aliviar as dificuldades enfrentadas por protetores e organizações. “Esses abrigos oferecem não só ração, mas também serviços como atendimento veterinário e castração. Contudo, muitas vezes isso é feito com recursos pessoais. O Natau Miau veio para oferecer um suporte essencial a quem desempenha esse trabalho tão importante”, afirmou.
Cadastro para receber as doações
Os protetores e ONGs interessados em participar da campanha podem se cadastrar através deste link:
Formulário de Cadastro.