PREFEITURA DE PALMAS
SEBRAE 728X90  

Investimentos elevam qualidade do fornecimento de energia no Tocantins

Indicadores apontam menor tempo e quantidade de interrupção de energia no Estado.

Considerada a segunda melhor distribuidora de energia pelo ranking de continuidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – prêmio concedido em maio de 2022 – a Energisa Tocantins fechou o primeiro semestre de 2022 com o fornecimento de energia constante por 99,83% do tempo. O resultado é fruto dos investimentos em novas obras, modernização do sistema elétrico da região, capacitação das equipes e manutenções preventivas na rede elétrica que alcança os quatro cantos do estado.


Para mensurar esse resultado, dois indicadores são medidos continuamente: o DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, usado para medir as horas que os clientes ficam sem energia; e o FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que mede a quantidade de vezes que o fornecimento foi interrompido.

No total de 4,3 mil horas que compõem os seis primeiros meses do ano, os tocantinenses ficaram sem energia por apenas 8 horas. Já a quantidade de vezes que a falta de luz foi sentida no Tocantins ficou em 2,85 vezes nesse período. Ambos os números estão bem abaixo do previsto como alvo pela Aneel para o Estado. O que demostra excelência nas entregas e indicadores regulados. “Saltamos da 19ª posição, em 2016, para o segundo lugar no ranking da Aneel. Essa melhoria é expressiva e demonstra o quanto os nossos investimentos no estado estão rendendo bons resultados para os tocantinenses. Hoje, nossos clientes desfrutam de um fornecimento seguro e de qualidade, e a nossa expectativa é que essa melhoria seja constante”, afirma Alessandro Brum, diretor-presidente da Energisa Tocantins.


Para alcançar a expectativa, a 
Energisa Tocantins não tem medido esforços. Desde que assumiu a concessão, a empresa já investiu mais de R$ 2,1 bilhões no estado. Para este ano, a empresa vai empenhar R$ 364,7 milhões no sistema de distribuição de energia da região.

Esse recurso já vem sendo aplicado em obras como o novo ponto de conexão com a rede básica em Dianópolis; o ponto de conexão com a rede básica que liga Santana do Araguaia (PA) à nova subestação de Caseara (TO), com 58 km de uma nova linha de distribuição de alta tensão, incluindo trecho de travessia no Rio Araguaia; além do reforço nas redes de distribuição e a substituição de componentes de rede, como medidores, transformadores e postes.


Mesmo com todo o trabalho desenvolvido pela empresa, interrupções no fornecimento de energia podem acontecer por fatores como condições climáticas ou colisões com postes, por exemplo. Para minimizar o impacto ou até mesmo evitar que fornecimento seja interrompido, a 
Energisa adota manobras remotas para transferência de carga e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva. Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los.

“Os investimentos feitos no sistema elétrico tocantinense, em novas tecnologias e em equipamentos se tornam perceptíveis ao analisarmos a evolução nos indicadores de DEC e FEC. Porém, esse avanço não se deve apenas aos investimentos, mas também à sinergia entre as áreas, ao compromisso das pessoas em realizar o seu melhor a cada dia e à organização dos nossos processos”, comenta o diretor técnico da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance.


No último dia 28 de julho, a 
Energisa Tocantins foi eleita a Melhor Distribuidora de Energia das regiões Norte e Centro-Oeste do País, concedo pela Associação das Distribuidoras de Energia do Brasil (Abradee). Além deste, a empresa levou o prêmio de Melhor Evolução do Desempenho Brasil. O ranking Evolução de Desempenho é feito tendo como base as entregas e indicadores atingidos por cada empresa nos últimos três anos. Ganhar o primeiro lugar nessa categoria, significa que, entre todas as Distribuidoras de Energia do País, a Energisa Tocantins foi a que demostrou melhor evolução no cenário dos últimos três anos.

 

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais