Tocantins – A operação de transporte de grãos pela Ferrovia Norte-Sul iniciou no sul do estado, com trens partindo do terminal em Alvorada com destino ao Porto de Santos (SP).
Devido ao aumento do fluxo ferroviário, os moradores da região devem ficar atentos para evitar acidentes.
Primeiras operações no Tocantins
As primeiras operações ferroviárias no Tocantins começaram em julho, conforme a concessionária Rumo, responsável pela ferrovia. Antes, os trens chegavam apenas até Anápolis (GO). A empresa alerta os moradores próximos às linhas sobre a necessidade de atenção com a passagem dos trens e com os animais na região.
Tatiana Montorio, coordenadora de performance social da Rumo, explica que os maquinistas são treinados e operam sob rigorosos padrões de segurança. Sinais sonoros são emitidos ao cruzar rodovias e áreas de pedestres.
“A ferrovia passa também por áreas rurais, então é fundamental que a população deixe os animais em áreas cercadas e sem acesso livre à linha férrea para evitar qualquer risco de atropelamento”, afirmou Montorio.
Orientações de segurança para motoristas e moradores
Para os motoristas, a orientação é parar antes de cruzar as linhas ferroviárias, observar se não há trens se aproximando, e prestar atenção às placas de trânsito e ao sinal sonoro das locomotivas. A não observância dessas normas é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os moradores de Alvorada e Talismã devem tomar os seguintes cuidados:
- Realizar a travessia apenas em passagens de nível (PN) oficiais ou passarelas de acesso, redobrando a atenção aos sinais sonoros do trem e às placas de sinalização.
- Manter uma distância segura dos trens, estejam eles parados ou em movimento.
- Nunca caminhar sobre os trilhos. Essa prática é imprudente e perigosa, sendo permitida apenas a pessoas autorizadas.
- Não pegar carona nos trens nem praticar surfe ferroviário. Essas atividades são ilegais e colocam vidas em risco.
- Manter animais fora da área operacional da ferrovia, cercando devidamente o terreno.
A Rumo destaca que a operação no sul do Tocantins oferece uma nova alternativa logística, movimentando produções e cargas do Tocantins, Bahia e leste de Mato Grosso.