18 de abril de 2024 19:34

Cidades

Araguaína inicia implantação de comitê para diminuir acidentes de trânsito na cidade

Publicado em

Araguaína inicia implantação de comitê para diminuir acidentes de trânsito na cidade

Araguaína iniciou a implantação de um comitê com representantes de várias instituições de saúde e forças de segurança para diminuir o número de acidentes de trânsito. O trabalho será realizado por meio da adesão da Prefeitura ao Programa Nacional Vida no Trânsito. A primeira apresentação aos parceiros foi realizada na última terça-feira, 9, na sede da ASTT (Agência de Segurança, Trânsito e Transporte).

“Esse foi o primeiro passo. No próximo, cada instituição indicará um membro para formar a comissão”, informou a representante da Secretaria Municipal da Saúde, Mara Rúbia Guimarães. O comitê unificará estatísticas sobre os acidentes de trânsito para o monitoramento, organização e qualificação dos dados para análise, que se transformam em programas para realização de ações.

Leia Também:   Concurso em Mateiros é suspenso após suspeitas de irregularidades investigadas pelo MPTO

Entre os outros parceiros já convidados estão SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Cejusc (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), polícias Militar, rodoviárias Estadual e Federal, representantes de hospitais, Corpo de Bombeiros, IML (Instituto Médico Legal), SVO (Serviço de Verificação de Óbito), Hemocentro e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

De acordo com a coordenadora de Fiscalização da ASTT, Thamiles Vasconcelos, algumas ações já vêm sendo desempenhadas em Araguaína para diminuir os acidentes. “Atendemos acidentes de trânsito sem vítima e sabemos os pontos com maior índice. Nestes locais, há uma intensificação de ações educativas. Também será implantado radares de velocidade para evitar essas colisões”.

Leia Também:   Jovem de 22 anos morre após colidir com a lateral de um ônibus escolar em Darcinópolis

Dados
Na apresentação, realizada pelas representantes da Secretaria Estadual da Saúde Simone Gondim, Karoline Rodrigues e Marta Malheiros, foram expostos alguns índices de acidentes de trânsito.

Segundo o levantamento, as colisões ocasionaram mais mortes que crimes violentos em nove estados brasileiros, inclusive o Tocantins, em 2018. No ano seguinte, o Estado teve a maior taxa de mortalidade por acidente de transporte terrestre, com 28,43, sendo o dobro da média nacional, que ficou em 14,98.

Além disso, o número de óbitos por acidentes vem crescendo no Tocantins. Em relação a 2019, 2021 teve aumento de 23,82% e quando comparado a 2020, o ano atual apresenta variação de 34,81%. Ao todo foram 415 acidentes registrados de janeiro a setembro.

Leia Também:   Trágico! Vaqueiro de 22 anos e cavalo morrem após choque elétrico em caminhão durante vaquejada no Tocantins

No Município
Esse aumento de mortes reflete também em Araguaína, com atuais 62 registros, ante 50 em 2020 e 56 em 2019. Desses, 48 homens são a grande maioria das vítimas, sendo principalmente motociclistas. A faixa etária que mais aparece é entre 20 e 29 anos, mas nem os mais jovens escapam das estatísticas. Nos últimos três anos, foram 7 mortes no trânsito de crianças com menos de 10 anos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana