Pela primeira vez em seus 25 anos de história, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) contará com um espaço inteiramente voltado à arte, cultura e economia criativa. De 13 a 17 de maio, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) participará do evento com o inédito Pavilhão da Cultura e promoverá a 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), que reúne artesãos de várias regiões do estado.
Com 510 m² de estrutura montada na Avenida do Agronegócio, o Pavilhão da Cultura será palco para mais de 40 apresentações culturais, oficinas e workshops, além de abrigar quatro estandes de exposição e comercialização de artesanato, um espaço reservado para mestras e mestres artesãos e um posto de atendimento para emissão da Carteira Nacional do Artesão.
A Fenartto, planejada inicialmente para 2024, será realizada dentro da programação da Agrotins com a participação de 20 artesãos selecionados por edital. Durante o evento, o público poderá conhecer diversas tipologias de artesanato, assistir a demonstrações ao vivo de técnicas tradicionais e participar de oficinas voltadas à qualificação profissional e inserção mercadológica dos artesãos, com apoio do Sebrae, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e de consultores locais e de outros estados.
Outro destaque da Secult nesta edição da feira é a estreia do MovCEU, um veículo itinerante que funciona como centro cultural móvel, equipado com biblioteca, estúdio audiovisual e óculos de realidade virtual. O espaço também acolherá apresentações de teatro, circo e manifestações tradicionais do Tocantins.
Cavalhadas de Taguatinga serão apresentadas pela primeira vez em Palmas
O ponto alto da programação cultural será no sábado (17), às 8h, com a encenação das Cavalhadas de Taguatinga na Arena dos Tambores. O espetáculo, que recria a batalha entre mouros e cristãos, é uma tradição herdada de Portugal e mantida viva no sudeste do estado. A apresentação contará com 24 cavaleiros e será a primeira vez que a performance completa será apresentada fora do município.
Serviços e orientações aos artesãos
Além da programação artística e da feira de negócios, a Secult também disponibilizará atendimento técnico aos artesãos interessados em regularizar ou iniciar sua atuação formal. No Pavilhão da Cultura, haverá plantão para emissão da Carteira Nacional do Artesão e orientações sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com foco na elaboração do Plano de Ação junto ao Ministério da Cultura via plataforma Transferegov.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]