Foto: André Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, está disponibilizando, temporariamente, até julho de 2021 a vacina Pneumocócica Conjugada 13-valente, para pacientes com doenças cardiovasculares e outros grupos prioritários como imunodeprimidos, com asplenia anatômica e funcional, portadores de implante coclear, pacientes com doenças pulmonares que ainda não tenham recebido uma vacina pneumocócica anteriormente.

O objetivo é otimizar o uso das doses disponíveis desse imunizante. Em ofício liberado pelo MS, a coordenação geral do Programa Nacional de Imunização (PNI) informa que tal medida se deve ao fato de haver em estoque 731 mil doses, sendo necessário otimizar o uso das doses disponíveis que estão nos Centros de Referência a Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Segundo a gerente de Imunização da SES, Diandra Rocha, “a vacina pneumocócica conjugada 13 valente previne cerca de 90% das doenças graves, como pneumonia, meningite e otite causadas por 13 sorotipos de pneumococos”.

Deixe o seu Comentário