Prefeitura alerta cidadãos sobre cuidados a serem tomados no trânsito durante o período chuvoso
Prefeitura alerta cidadãos sobre cuidados a serem tomados no trânsito durante o período chuvoso

Nos últimos dias, Palmas tem recebido um volume intenso de chuvas, que nesta época do ano ocorre com mais frequência. Por conta dessas ocorrências, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) orienta os condutores para ficarem em alerta quanto aos perigos e aos cuidados que devem ser tomados e, desse modo, redobrar a atenção ao dirigir sob a incidência de chuvas.

Diante deste cenário, é possível que o número de acidentes aumente pelas vias da Capital e segundo o agente de Trânsito Dionilson Miranda Palmas tem uma peculiaridade por conta das inúmeras rotatórias, que são pontos onde os acidentes acontecem com mais frequência, quando as vias ficam escorregadias devido às fortes chuvas.

“Em nossa Capital, temos que redobrar a atenção para outro detalhe importante: as faixas de rolamento ao lado do canteiro central, onde há muitos pés de Jamelão. Os frutos caem nas vias e são em seguida esmagados pelos veículos. E isso acaba liberando o óleo da semente que se junta à polpa, e o asfalto fica extremamente escorregadio, quando chove’’, lembrou o agente.

Outro fenômeno que acontece neste período é a aquaplanagem, que é o momento em que uma camada de água se alastra sobre a pista impedindo o contato do pneu do veículo com o asfalto. Esses transtornos podem ser evitados quando o motorista reduz a velocidade, caso contrário o condutor pode perder o total controle na direção e, como consequência, provocar um acidente.

Para evitar possíveis transtornos no trânsito durante o período chuvoso seguem algumas dicas importantes para os condutores:

Reduzir a velocidade;

Manter os pneus em boas condições e calibrados;

Manter os faróis acesos;

Manter os limpadores de para-brisa em ótimas condições;

Conferir os freio e certificar que estão eficientes, dentre outras.

Deixe aqui o seu comentário: