16 de abril de 2024 08:18

Política em Foco

Vereadora Prof.ª Iolanda Castro alerta para prevenção contra ‘doença da urina preta’, em Palmas

Publicado em

Vereadora Prof.ª Iolanda Castro alerta para prevenção contra 'doença da urina preta', em Palmas

Em sua fala, durante sessão ordinária desta terça-feira, 14, a vereadora Professora Iolanda Castro (PROS) demonstrou preocupação com os casos da Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta, associada ao consumo de peixe, que é são investigados em ao menos quatro estados brasileiros.

A parlamentar lembrou que muitos subestimaram a transmissibilidade da Covid-19, no início da pandemia, por se tratar de uma doença oriunda da China e longe do Brasil. ”A piscicultura tocantinense é destaque em nosso país, não podemos deixar essa doença chegar aqui”, destacou.

Doença da urina preta

Casos da Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta, associada ao consumo de peixe, são investigados em ao menos quatro estados brasileiros. A maioria está concentrada no Amazonas, onde já foram notificadas 61 suspeitas em 10 cidades, mas há registros também na Bahia, no Ceará e no Pará.

Leia Também:   Vereador Jucelino Rodrigues solicita instalação de placas de sinalização no cruzamento da Av. Araguaia com a G, no Aureny III, para prevenir acidentes

No Pará, o caso mais recente envolve um casal que consumiu pescada amarela e apenas a mulher desenvolveu sintomas. Logo no início, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém coletou material para análise no laboratório central do estado.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana