19 de abril de 2024 01:34

Política em Foco

Vereador Mauro Lacerda destaca avanços obtidos com o Maio Amarelo: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

Publicado em

Vereador Mauro Lacerda destaca avanços obtidos com o Maio Amarelo: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

O Vereador da Capital Palmas, Mauro Lacerda, fez uso de suas redes sociais para pontuar avanços importantes conquistados pela campanha nacional para conscientização sobre segurança no trânsito.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Para Lacerda, as ações realizadas em toda a nação alcançam efeitos positivos, diminuindo os índices de acidentes, e promovem o respeito. “Em todo o Brasil, bem como em nosso Tocantins, muitos foram os avanços. Tenho observado a preocupação das prefeituras, sempre buscando promover ações para os motoristas, pedestres e motociclistas, em prol de um trânsito mais seguro”, afirmou Lacerda.

Leia Também:   Vereador Márcio Reis tem requerimento atendido e Jardim Taquari, em Palmas, recebe serviços de roçagem e limpeza; veja vídeo
Vereador Mauro Lacerda destaca avanços obtidos com o Maio Amarelo: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

Divulgação

Entenda mais sobre o Maio Amarelo:

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Leia Também:   STF discute mudanças em lei sobre laqueadura e vasectomia no Brasil

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana