O vereador de Palmas, Dr. Vinicius Pires (Republicanos), comentou por meio das redes sociais nesta sexta-feira (10) sobre a decisão do prefeito Eduardo Siqueira Campos de interditar a cozinha da UPA Norte e contratar emergencialmente uma empresa para fornecer alimentação à unidade e outros serviços de saúde, como o SAMU e o CAPS. A medida foi anunciada após a constatação de irregularidades estruturais na cozinha da UPA Norte, inaugurada em 2015 e sem reformas significativas desde então.
Dr. Vinicius reconheceu a iniciativa do prefeito em visitar a unidade e tomar medidas para corrigir os problemas, mas demonstrou preocupação com a contratação emergencial logo no início da nova gestão. “Eu fico com muito pé atrás com contratações emergenciais no início de gestão. Ele teve todo o período de transição para avaliar as condições dessas refeições e ter feito um contrato de uma forma mais transparente”, declarou.
O parlamentar ressaltou seu papel de fiscalizar as ações do Executivo e informou que vai oficializar a Secretaria Municipal de Saúde para obter detalhes sobre a contratação. Entre as questões levantadas, ele busca saber se a empresa contratada tem capacidade de atender a todas as unidades envolvidas e se houve uma análise das condições de alimentação durante o período de transição.
A reforma da UPA Norte é uma das prioridades anunciadas pelo prefeito Eduardo, com previsão de conclusão em agosto de 2025. Durante o período de obras, as refeições dos pacientes e servidores serão terceirizadas para garantir a continuidade do atendimento. Segundo a Secretaria de Saúde, o cronograma completo será divulgado de forma transparente.