23 de abril de 2024 05:23

Política em Foco

‘Taquaruçu, capital por um dia’: Diferente de outros anos, sessão ordinária da Câmara será realizada na Escola Duque de Caxias após Semed não liberar Escola Crispim; Janad critica

Publicado em

'Taquaruçu, capital por um dia': Diferente de outros anos, sessão ordinária da Câmara será realizada na Escola Duque de Caxias após Semed não liberar Escola Crispim; Janad critica

O distrito de Taquaruçu, em Palmas, recebe a homenagem de ser a sede da Capital do Tocantins por um dia. O evento acontece tradicionalmente todos os anos no dia 1° de junho.

Na data em questão, ocorre a transferência de Palmas, sobretudo de sua parte administrativa, para o distrito.

A mudança é uma forma de prestar reconhecimento ao antigo município de Taquaruçu do Porto, que cedeu o próprio terreno para a construção da Capital no dia 1 de janeiro de 1990.

Solenidade está regulamentada por lei

‘Taquaruçu Capital por um dia’ é uma comemoração prevista na Emenda n° 053/2006 à Lei Orgânica do município.

O distrito se torna sede dos poderes executivo e legislativo onde a população costuma receber atendimentos especiais nas áreas sociais, de saúde e cultura.

Também são apresentados requerimentos dos vereadores, ordens de serviço do executivo, além disso, a muitas pessoas que contribuíram na criação e na construção da Capital são homenageadas.

Janad Valcari solicitou o uso da Escola Crispim, mas não teve sucesso

Em quase todos os anos, a solenidade acontecia na Escola Crispim Pereira Aguiar, em Taquaruçu. A presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereadora e professora Janad Valcari (PL) chegou a enviar um ofício para Secretaria de Educação solicitando o uso do local.

No entanto, um conflito entre datas acabou deixando a Escola Crispim indisponível, uma vez que outro evento no mesmo dia iria ocupar o espaço.

A parlamentar comentou sobre a tentativa frustrada de continuar com as atividades na Escola Crispim: ”É uma ação do Poder Legislativo muito importante junto à comunidade de Taquaruçu, a data é praticamente uma tradição e já deveria constar na agenda da instituição”, criticou Janad.

Dessa forma, a homenagem ‘Taquaruçu Capital por um dia’ será realizada no Colégio Estadual Duque de Caxias, na próxima quarta-feira, 01, e contará com uma Sessão Ordinária da Casa de Leis.

Fique por dentro da programação

8:30h – Recepção dos convidados e população

8:40h – Atendimento no gabinete da presidência

9:00h – Início da Sessão ordinária com apresentação do grupo Projeto Veredas

Durante a sessão serão apresentados requerimentos, projetos de lei e homenagens, além de participação da cantora Edi Ribeiro. Após a sessão ordinária, haverá reunião pública dos vereadores com a comunidade de Taquaruçu.

Leia Também:   Senado aprova novo limite de isenção do imposto de renda para dois salários mínimos

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana