Uma grande operação da Polícia Civil do Tocantins foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (10) para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em seis cidades do estado: Paraíso do Tocantins, Palmas, Divinópolis do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína e Xambioá. A ação busca desarticular um grupo de uma organização criminosa de origem paulista com atuação em todo o território nacional. Até o momento, dez alvos foram localizados e presos.
Mandados cumpridos
As investigações, conduzidas pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC) de Paraíso do Tocantins, liderada pelo delegado Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, apontaram que essa célula é responsável pelo controle dos pontos de venda de entorpecentes no estado. Os mandados foram cumpridos em residências de integrantes da facção e também contra indivíduos que já se encontram presos nas unidades penais de Paraíso e Palmas.
“O grupo investigado está envolvido em crimes como organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Além disso, alguns alvos eram responsáveis por realizar cobranças relacionadas ao comércio de entorpecentes”, explicou o delegado Antônio Onofre.
A operação contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO); Divisões Especializadas de Repressão a Narcóticos (DENARCs de Palmas e Araguaína); Divisões Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs de Palmas e Araguaína); DEICs de Palmas, Araguaína e Porto Nacional; 63ª Delegacia de Polícia de Paraíso; 70ª Delegacia de Porto Nacional; e o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).