Com longa lista de serviços prestados à população e com passagem pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Miracema do Tocantins, Câmara Federal, e Subsecretaria de Estado, o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Rainel Barbosa entra na disputa de 2024 por uma cadeira na Câmara de Vereadores de Palmas. Com grande vivência em Miracema, Rainel participou diretamente na construção da Palmas, acompanhando seu sogro, então prefeito da Capital provisória do Estado e depois deputado estadual Sebastião Borba dos Santos.
Rainel mudou-se para Palmas com a família em 2022 para acompanhar a formação dos filhos e sempre a disposição do seu partido político. Em 2024, junto com Janad, disputa a eleição municipal. Tanto Rainel quanto sua esposa, ex-prefeita de Miracema, Magda Borba, dedicaram seus mandatos ao social e com esta mesma intenção, ele está na disputa de Palmas, com o intuito de fazer um trabalho popular e acessível.
Biografia
Rainel nasceu em Porto Nacional no ano de 1961, com seis anos foi para Goiás/Brasília e depois voltou para Porto. Em agosto de 1971 chegou em Miracema, voltou para o Goiás e no seu retorno para Miracema foi líder estudantil no Colégio Tocantins e no Colégio Santa Terezinha. Foi vereador na cidade de 1997 a 2000, em 2000 virou deputado federal. Estando no cargo, voltou em Agosto para Miracema a fim de disputar a Prefeitura, venceu a disputa e ficou no mandato de 2001 a 2004. Casou-se em julho de 2001 com Magda Borba que também assumiu a Prefeitura de 2013 a 2016, sendo Rainel o secretário de Obras. Foi chefe do Transporte do Ruraltins nos anos de 1993 e 1994 no governo Moisés Avelino e assumiu a Subsecretaria Estadual de Esportes em 2007 no governo Marcelo Miranda.
Tem três filhos Carlos Sebastião Lopes de Matos Nasceu, de 1990; Isabela Borba Araújo, 1993 e Sebastião Borba Santos Neto nascido em 2002.
- Publicidade -
Seu envolvimento com a Capital ocorre desde quando se situava em Miracema, onde foi colaborador e acompanhou seu sogro, o então deputado Sebastião Borba Santos.
Profissional de carreira da educação, remanescente de Goiás, aposentou- se em 2023.