A Prefeitura de Palmas anunciou a criação da Superintendência de Educação Inclusiva, uma iniciativa inserida no organograma da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e publicada no Diário Oficial em 6 de janeiro. A medida tem como objetivo atender às necessidades de alunos com deficiência e outros transtornos que enfrentam barreiras no acesso à educação, reforçando o compromisso com uma formação mais inclusiva e acessível.
O novo setor contará com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social. Esses especialistas serão responsáveis por elaborar, implementar e monitorar políticas públicas voltadas para a inclusão escolar, promovendo uma educação que atenda às diferentes necessidades dos estudantes.
Entre as atribuições da Superintendência estão a capacitação de educadores, gestores e profissionais por meio de formações continuadas, a elaboração de práticas pedagógicas inclusivas, o planejamento de uma infraestrutura acessível e a articulação com outras secretarias e órgãos para ações intersetoriais.
A secretária municipal da Educação, professora Débora Guedes, destacou a importância da iniciativa para aumentar a inclusão social e combater a evasão escolar entre alunos com deficiência. “Queremos garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizado em um ambiente acolhedor e inclusivo. A inclusão na escola é um direito fundamental, e nosso objetivo é avançar nessa direção”, afirmou.
A Superintendência de Educação Inclusiva será composta por uma Diretoria de Atendimento Educacional Especializado, uma Gerência de Educação Bilíngue de Surdos e uma Gerência de Educação para Transtornos de Neurodesenvolvimento. À frente do setor estará a professora Francisca Vera Alves Martins, que possui formação em Letras e Direito, além de especializações em neuropsicopedagogia, ensino híbrido e metodologias ativas, trazendo uma abordagem interdisciplinar ao cargo.