PREFEITURA DE PALMAS

Palmas 32 anos | Com exclusividade ao Sou de Palmas, Moisés Avelino fala de histórias do início da Capital e uma coincidência do 20 de maio

Palmas completa 32 anos nesta quarta-feira, 20, a Capital mais nova do Brasil é conhecida por suas belas praias, cachoeiras e pela população guerreira que não desiste dos seus sonhos.

A história de Palmas começou em 1989, mas a verdadeira emancipação aconteceu no dia 01 de janeiro de 1990. Desde então, muitas histórias e pessoas passaram por aqui. Um dos pioneiros e bem lembrado da capital é Moisés Nogueira Avelino, médico, empresário e político brasileiro que foi governador do Tocantins.

Moisés Avelino, por coincidência ou não, completa 81 anos de idade no mesmo dia do aniversário de Palmas e como um bom cidadão que fez história na Capital nós do Portal Sou de Palmas não poderíamos deixar de fazer uma homenagem para o ex-parlamentar.

Da direita para a esquerda: Moisés Avelino (ex-governador do Tocantins), Ramon Macedo (Jornalista), Max Muniz (Repórter)

Fomos até Paraíso do Tocantins, juntamente com os diretores da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), para entregamos um certificado com o título de cidadão palmense para Moisés Avelino. Durante o encontro, o ex-parlamentar expressou a honra em receber o título, e também citou o ex-governador em sua fala:

“É muito gratificante receber esse homenagem dos pioneiros de Palmas. Eu gostaria primeiramente de fazer uma homenagem para o Siqueira Campos, que foi meu adversário político por 30 anos e posteriormente depois a gente foi companheiro, pois apoiei o mesmo para governador. Ele me deu uma felicidade muito grande, espontaneamente sem querer colocou o aniversário de Palmas no dia do meu”, brincou Moisés Avelino.

O ex-parlamentar também explicou como eram as dificuldades que a população enfrentavam no início da criação de Palmas:

“Naquela época tudo foi difícil, era tudo primário, estava tudo começando. Lá se morava em casa de tábua, tínhamos muitas dificuldades, não tinha água, faltava energia e a gente ia fazendo isso com a mão de obra própria, e hoje temos essa bela cidade que se transformou na Capital mais jovem e bem planejada do país”.

Moisés também deixou um recado para a juventude palmense: “Eu queria dizer para a juventude estudar a história de Palmas, o conhecimento, a construção, para que vocês possam entender, quem foi, quem não foi e por que se fez. O maior sucesso da construção de Palmas foi da sociedade, do povo que aqui nasceu e que chegaram para adotar Palmas como sua cidade, com seu empenho, sua dedicação, seu trabalho e a coragem de vencer a dificuldade da época que eram imensas e superamos tudo isso para chegar onde chegamos”.

Moisés Avelino (ex-governador do Tocantins) junto com os diretores da Associação dos Pioneiros de Palmas

Conheça um pouco da história de Moisés Avelino:

Moisés Nogueira Avelino nasceu em Santa Filomena (PI) no dia 20 de maio de 1940, filho de Antônio Luís Avelino e de Zulmira Nogueira Avelino. Seu pai e seu tio, Danilo Avelino, foram várias vezes eleitos prefeitos de sua cidade natal.

Transferindo-se para Goiás, Moisés Avelino cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, pela qual se formou em 1973.

Iniciou sua carreira política ao eleger-se, em novembro de 1982, prefeito de Paraíso do Norte, na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

No pleito de outubro de 1990, concorreu ao governo de Tocantins pela coligação Salvação do Tocantins. Moisés Avelino ganhou as eleições no segundo turno, realizado em novembro, derrotando o senador Moisés Abrão. Encerrou seu mandato na Câmara dos Deputados em janeiro de 1991 e, em março, assumiu o governo, substituindo José Wilson Siqueira Campos.

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais