A Secretaria Municipal da Educação (Semed) divulga o calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Palmas para o ano letivo de 2025. As vagas abrangem desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até os anos finais do Ensino Fundamental, em escolas de tempo parcial e integral.
De acordo com o cronograma, o período de transferência automática entre unidades da rede será de 6 a 10 de janeiro de 2025. Os pais de alunos que desejarem solicitar transferência por interesse próprio terão o prazo de 13 a 17 de janeiro para realizar os procedimentos necessários.
Para os alunos novatos, o prazo para a solicitação de matrícula começa no dia 20 e segue até o dia 24 de janeiro. Os candidatos classificados na primeira etapa da seleção terão o prazo de cinco dias úteis, de 27 a 31 de janeiro, para comparecer às unidades educacionais e efetivar a matrícula.
Cadastro
Por meio do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), os interessados em pleitear uma vaga em uma das 82 unidades educacionais da rede podem realizar o cadastro do aluno, acompanhar a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e verificar a classificação na lista de espera. A classificação considera os critérios especiais estabelecidos na Portaria Semed nº 0370, de 19 de outubro de 2023.
Matrículas
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os seguintes documentos:
- Documentos pessoais da criança;
- Declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar);
- Foto 3×4 recente;
- Fotocópias da certidão de nascimento;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Cartão de vacinação atualizado (para crianças até 10 anos);
- Cartão SUS;
- CPF;
- Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
- Carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).
Todos os critérios informados no cadastro deverão ser comprovados documentalmente no momento da efetivação da matrícula. É importante destacar que o responsável deve realizar a matrícula dentro do período de vigência da lista de classificação do SIMPalmas e respeitar o horário de funcionamento da secretaria da unidade escolar.