Divulgação

A equipe multidisciplinar do programa Consultório na Rua, em articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), está nas ruas da Capital para oferecer às pessoas que vivem em situação de rua orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). Estão sendo repassadas orientações sobre a higienização correta das mãos com entrega de kits de higiene e marmitas, além de orientações sobre a administração de medicamentos que é feita rotineiramente pelos profissionais.

Segundo a coordenadora e enfermeira do programa, Juliana Santos Simões, atualmente em Palmas vivem 106 pessoas em situação de rua. “Juntamente com os kits estamos levando galões com água, para que as pessoas possam fazer a higienização das mãos”, explicou.

Durante toda esta quarta-feira, 25, a equipe estará fazendo ronda onde estão os moradores de rua para fazer o atendimento, e a previsão é que a primeira parte dos trabalhos seja finalizada na quinta, 26.

O objetivo é orientá-los para que redobrem os cuidados com a higienização no período atual para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Além de informação, os profissionais de Saúde estão distribuindo sabão em barra, creme dental e escovas de dente. Caso alguma pessoa em situação de rua esteja no grupo de risco ou manifeste algum sintoma será encaminhada para outros atendimentos junto à Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe é formada por enfermeira, assistentes sociais e técnica em enfermagem. Além disso, 13 residentes em saúde mental colaboram com os atendimentos (enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, terapeuta ocupacional e farmacêuticas).

A secretaria de Desenvolvimento Social informou que já está desenvolvendo um plano emergencial para que nesse momento de pandemia possa fazer o atendimento dessas pessoas em situação de rua da melhor forma para que elas possam fazer sua higienização e possam ter os cuidados necessários para prevenção/combate da Covid-19 com espaços adequados para tais cuidados.

Deixe aqui o seu comentário: