PREFEITURA DE PALMAS
SEBRAE 728X90  

Antônio Guimarães, do site de notícias Palmas Aqui, é condenado a mais de 1 ano de prisão e multa de R$ 15 mil por ofensas à prefeita Cinthia Ribeiro; saiba detalhes

A decisão é resultado de um processo movido pela gestora no ano de 2020.

O proprietário do site de notícias Palmas Aqui, Antônio Carlos Fernandes Guimarães, foi condenado a 1 ano e três dias de prisão, em regime semi-aberto, pelo Tribunal de Justiça do Tocantins por danos morais contra a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Além da detenção, o réu terá que pagar uma multa de R$ 15 mil a Chefe do Executivo.

A decisão é resultado de um processo movido pela gestora no ano de 2020, quando Guimarães, no dia 21 de março, publicou, em um grupo de WhatsApp, um aúdio ofendendo a prefeita da Capital. 

Na mídia, Antônio utilizou expressões difamatórias e injuriosas contra Cinthia Ribeiro e insinuou que a mesma teria trago o vírus da Covid-19 para Palmas. 

“Palmas está infectada, totalmente infectada, e a Cinthia Ribeiro está agindo como uma inconsequente, incompetente, soberba, arrogante (…). Ela tá brincando com a vida dos Palmenses”. “… a própria Cinthia Ribeiro ajudou a trazer o vírus, quantas vezes ela foi na Espanha,na Itália, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos (…). Eu acompanho a Cinthia Ribeiro no Twitter, uma das responsáveis pelo vírus em Palmas é a própria Cinthia Ribeiro”, disse o reú. 

Na decisão, o juiz elencou duas circunstâncias: a primeira injúria, quando o condenado atribui à vítima adjetivos pejorativos, como  inconseqüente, incompetente, soberba e arrogante; a segunda difamação, quando ele relata que a prefeita ajudou a trazer o vírus para o município. 

De acordo com o Código Penal Brasileiro, a injúria revela-se pela ofensa à dignidade e ao decoro, já a difamação é a imputação de fato ofensivo à reputação. 

Ainda conforme o magistrado, as palavras ditas pelo réu estão carregadas de conteúdo pejorativo capaz de ofender a honra e o decoro. Assim como o fato descrito como praticado pelo querelante é capaz de ofender à reputação.

Justificativa 

Em conversa com o Jornal Sou de Palmas, Antônio Guimarães alegou que o comentário foi feito em um momento de euforia, durante uma conversa entre amigos na rede social.

”Em época de campanha política as conversas são acaloradas, às vezes a pessoa fala na emoção, porque um defende A e o outro defende B. Como eu não tinha nenhum candidato para defender, atacava todos. Não votei em ninguém”, destacou o Guimarães, que informou que irá recorrer da decisão.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais