Acontece neste domingo, 1º de dezembro, o Vestibular 2025/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para seus cursos presenciais. O processo seletivo ocorrerá em seis municípios do estado, com mais de 6 mil inscritos disputando 680 vagas em 17 cursos de graduação gratuitos.
- Publicidades -
As provas serão realizadas nas cidades onde as Unitins mantêm campus: Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Candidatos ao curso de Medicina tiveram ainda a opção de realizar as provas em Araguaína. Os locais de prova podem ser consultados na página oficial do vestibular, no portal da universidade.
Os bloqueios dos locais de aplicação abrirão às 7h e serão fechados às 8h, pontualmente. Para acessar as salas, é necessário apresentar um documento original com foto, não sendo aceitas cópias ou versões digitais. Informações adicionais disponíveis estão no edital do vestibular.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou a dedicação da instituição em organizar o certo. “Planejamos este vestibular com zelo e transparência. Desejamos boa sorte aos candidatos e agradecemos pela confiança na Unitins como opção de graduação”, afirmou. Já Vinicius Augusto, presidente da Comissão do Vestibular, alertou os participantes para a importância de revisar o edital, conhecer os locais de prova com antecedência e levar todos os materiais exigidos, como caneta preta ou azul em material transparente.
Estrutura da prova
As provas serão aplicadas das 8h15 às 13h15, totalizando cinco horas de duração. A avaliação é composta por 50 questões de múltipla escolha, divididas em duas áreas de conhecimento. A primeira área, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, abrange disciplinas como História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, com 30 questões. A segunda área, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, inclui Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Espanhola e Redação, totalizando 20 questões.
Distribuição de vagas
O vestibular oferece 680 vagas para cursos presenciais, divididas entre ampla concorrência e reserva de vagas, em conformidade com a Lei Estadual nº 3.458/2019. O Metade das vagas é destinado a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência oriundos essas instituições.
Resultados e etapas posteriores
O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro. Os candidatos que concorram pelo sistema de cotas deverão passar por bancos de heteroidentificação e juntas médicas antes da confirmação da matrícula, prevista para janeiro de 2025. As aulas começarão em fevereiro do próximo ano.