Saúde retoma cirurgias cardíacas no Hospital Geral de Palmas e a previsão é de três procedimentos por semana, entre urgências e eletivas

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam por cirurgias cardíacas no Hospital Geral de Palmas (HGP) poderão realizar o procedimento na Unidade.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) concretizou a retomada das cirurgias cardíacas eletivas e de urgência nesta quarta-feira, 9, quando foi realizado o primeiro procedimento em um paciente de 71 anos, de revascularização do miocárdio.

Segundo o médico cirurgião cardiovascular do HGP, Gualberto S. Rojas Llanos, essa cirurgia é indicada para pacientes que tem as artérias coronárias com obstruções.

Na cirurgia se utiliza a artéria mamaria e a veia safena para fazer as pontes. “Se a cirurgia não for feita em pacientes que tem essas lesões coronárias, pode ocorrer o infarto, que em alguns casos levam a óbito” pontuou o especialista.

 

Após a cirurgia cardíaca, o paciente é internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde recebe todos os cuidados especiais da equipe multiprofissional e, em poucos dias, será encaminhado para ala de internação.

Para o gestor da Pasta, Secretário de Saúde Afonso Piva, “os procedimentos foram reiniciados após intensos esforços dos gestores do Governo do Estado, visando a retomada da cirurgias cardíacas, beneficiando os usuários que aguardavam por este tipo de procedimento no HGP”. Ele também esclareceu que a partir da próxima semana a previsão é que ocorra três cirurgias por semana, entre urgências e eletivas.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, a retomada das cirurgias vem dar continuidade ao atendimento aos usuários do SUS que estão na fila de espera. “Diminuindo a grande demanda de pacientes nesta especialidade, podemos ofertar uma melhor assistência a outros pacientes que necessitam dos demais serviços oferecidos pelo HGP”, declarou.

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais