20 de abril de 2024 02:00


Cotidiano em destaque

Rio Araguaia sobe 9 metros acima do normal e inunda orla de Araguacema

Publicado em

Rio Araguaia sobe 9 metros acima do normal e inunda orla de Araguacema
O rio Araguaia transbordou e inundou a orla de Araguacema, na região oeste do estado, no início desta semana. De acordo com a Defesa Civil municipal, duas famílias precisaram deixar suas casas por estarem em áreas de risco. A cidade está na área de alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (29). Imagens feitas na orla da cidade mostram que a água ultrapassou as grades de proteção e inundou uma rua. A Defesa Civil informou que o nível da água está 9,20 metros acima do normal, mas ainda está abaixo dos níveis registrados durante outras enchentes. Água inundou rua próximo da orla — Foto: Defesa Civil/Divulgação Água inundou rua próximo da orla — Foto: Defesa Civil/Divulgação "Estamos atentos e dando suporte as famílias em situação de risco. Pôr enquanto duas famílias precisaram ser removidas e estão na casa de parentes”, explicou Júlio César. Araguacema tinha sido impactada pela cheia do rio Araguaia em fevereiro. Na época a água tinha subido aproximadamente sete metros e inundou a orla de Araguanã, mais ao norte do estado. As fortes chuvas vêm surpreendendo moradores de várias regiões do estado desde dezembro do ano passado. O rio Tocantins teve a pior enchente dos últimos 20 anos e deixou centenas de famílias desabrigadas e desalojadas em vários municípios, principalmente na região do Bico do Papagaio. Alertas de chuva O estado está sob alertas de tempestades desde a semana passada. Nesta terça-feira (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve dois avisos para o estado com validade até esta quarta-feira (30). O primeiro, de nível amarelo, vale para toda a região central, leste e sul do estado. A previsão é de até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos de até 60 km/h. O segundo alerta é de nível laranja e vale para a porção norte do estado, além de parte da região oeste. A chuva pode chegar a 100 milímetros por dia e os ventos podem passar de 60 km/h. Em ambos os casos há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orla de Araguacema foi inundada após as águas do Rio Araguaia transbordarem. Segundo a Defesa Civil municipal, duas famílias deixaram suas casas por habitarem lugares de risco. A cidade está na área que recebeu alerta laranja pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira, 29.

Imagens feitas na orla da cidade mostram que a água ultrapassou as grades de proteção e inundou uma rua. A Defesa Civil informou que o nível da água está 9,20 metros acima do normal, mas ainda está abaixo dos níveis registrados durante outras enchentes.

“Estamos atentos e dando suporte as famílias em situação de risco. Pôr enquanto duas famílias precisaram ser removidas e estão na casa de parentes”, explicou Júlio César.

Leia Também:   Vídeo mostra menino que morreu após ser agredido por alunos em escola de SP chorando e reclamando de dor; ASSISTA

Araguacema tinha sido impactada pela cheia do rio Araguaia em fevereiro. Na época a água tinha subido aproximadamente sete metros e inundou a orla de Araguanã, mais ao norte do estado.

As fortes chuvas vêm surpreendendo moradores de várias regiões do estado desde dezembro do ano passado. O rio Tocantins teve a pior enchente dos últimos 20 anos e deixou centenas de famílias desabrigadas e desalojadas em vários municípios, principalmente na região do Bico do Papagaio.

Alertas de chuva

O estado está sob alertas de tempestades desde a semana passada. Nesta terça-feira (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve dois avisos para o estado com validade até esta quarta-feira (30).

Leia Também:   Inovação Agrícola e Pecuária Sustentável: Destaques da AGRO360TOCANTINS

O primeiro, de nível amarelo, vale para toda a região central, leste e sul do estado. A previsão é de até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos de até 60 km/h.

O segundo alerta é de nível laranja e vale para a porção norte do estado, além de parte da região oeste. A chuva pode chegar a 100 milímetros por dia e os ventos podem passar de 60 km/h.

Em ambos os casos há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana