O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite desta segunda-feira (9), para um procedimento cirúrgico de emergência. A cirurgia foi realizada para drenagem de um hematoma intracraniano, identificado após exames. Segundo o boletim médico divulgado na madrugada desta terça-feira (10), o presidente está na UTI, sob monitoramento, e seu quadro de saúde é estável.
De acordo com informações do hospital, Lula começou a sentir dores de cabeça enquanto estava em Brasília. Após um exame de imagem, foi constatada uma hemorragia intracraniana associada a um acidente doméstico ocorrido no último dia 19 de outubro. Ele foi transferido para São Paulo, onde passou por uma craniotomia para tratar a lesão. A cirurgia foi conduzida sem complicações.
No momento, Lula permanece sob os cuidados de uma equipe médica liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Uma nova atualização sobre seu estado de saúde está prevista para a manhã de hoje, junto a uma entrevista coletiva agendada para as 9h.
Histórico do acidente doméstico
O acidente aconteceu em 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro da residência oficial da Presidência, em Brasília, e bateu a região da nuca. Na ocasião, ele recebeu cinco pontos e foi submetido a exames de imagem. Embora liberado no mesmo dia, o presidente foi orientado a evitar viagens longas nas semanas seguintes, incluindo uma prevista para a Rússia, onde participaria da cúpula do Brics.
Cirurgia anterior
Aos 79 anos, Lula já havia passado por outro procedimento cirúrgico em setembro de 2023, quando realizou uma artroplastia total no quadril direito para tratar o desgaste na região. Após um ano do procedimento, ele foi submetido a exames de revisão, que não apontaram problemas