O Ministério da Educação (MEC) anunciou a extensão do prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para as vagas remanescentes do segundo semestre de 2024. Originalmente previstas para encerrar na sexta-feira (29), as inscrições agora podem ser realizadas até esta segunda-feira (2) até as 23h59, horário de Brasília.
Os interessados devem realizar a inscrição online através do Portal Acesso Único ao Ensino Superior, no módulo do Fies. Para acessar o sistema de seleção do Fies, é necessário entrar com o CPF e senha na plataforma Gov.br, portal único de serviços digitais do governo federal.
O Fies é destinado a estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados da pré-seleção dos candidatos serão divulgados na quarta-feira (4), seguidos pelos nomes dos alunos na lista de espera.
Requisitos
Requisitos para candidatura incluem estar matriculado em curso superior, ter cursado o último semestre letivo com sucesso em pelo menos 75% das disciplinas, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 com uma média acima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. É necessário, ainda, possuir uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
O Fies Social, uma nova modalidade introduzida este ano, prioriza alunos de baixa renda, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Em 2024, candidatos que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) terão prioridade nas vagas remanescentes.
Lançado em 2001, o Fies tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior com condições de financiamento acessíveis, incluindo taxas de juros significativamente inferiores às do mercado e, para os mais necessitados, financiamento a juro zero. As condições de pagamento variam de acordo com a renda familiar, e o pagamento do financiamento ocorre após a conclusão do curso, podendo ser feito através de débito em conta corrente ou poupança.
Para obter mais informações sobre as condições do Fies e suas modalidades, os interessados podem consultar o site oficial da Caixa Econômica Federal, que atua como operadora e agente financeiro do programa.