As tecnologias são ferramentas que, por definição, visam melhorar a vida das pessoas, proporcionando praticidade e inovação, assim como facilitando tarefas que seriam mais demoradas e trabalhosas. Foi justamente com esse intuito que surgiram os smartphones, uma evolução dos aparelhos celulares que, na era da informação, mesclaram funcionalidades como câmera (fotográfica e de vídeo), agenda, calculadora e, com os aplicativos que surgiram posteriormente, passaram a oferecer serviços que vão desde funções bancárias até atendimentos online.
Contudo, um fenômeno preocupante começou a crescer juntamente com a popularização dos smartphones: os acidentes de trânsito. Em Palmas, a média de acidentes diários envolvendo automóveis tem crescido assustadoramente. Quase todos os dias vemos notícias ou presenciamos colisões entre veículos, choques com postes, derrapagens e atropelamentos. A relação entre esses incidentes e o uso dos aparelhos pelos condutores é clara: a distração ao volante causada pelo uso do celular.
Você já notou, enquanto trafega por Palmas, motoristas ao seu lado olhando para baixo, concentrados no celular? Muitos, sem nenhuma cerimônia, ostentam o aparelho junto ao volante, acreditando que, se estiverem com a cabeça erguida acessando o WhatsApp, não estão correndo riscos. No entanto, o que os especialistas dizem sobre os prejuízos da desatenção ao volante? Segundo a revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, 18% dos acidentes com veículos são causados por distração ao volante. Isso significa que, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas devido à falta de atenção dos condutores.
Diante desses dados alarmantes, fica evidente que o uso inadequado do celular enquanto se dirige é uma ameaça real à segurança no trânsito. Conscientização e responsabilidade são essenciais para evitar tragédias. Portanto, ao pegar o volante, faça uma escolha consciente: deixe o celular de lado e mantenha o foco total na direção. Assim, você se protege e aos outros.
Wesley Santos
Professor, escritor e pesquisador da educação