O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram, na última quinta-feira (28/11), o lançamento do cartão Meu INSS Vale+, uma nova ferramenta que permite a aposentados, pensionistas e beneficiários de pagamentos permanentes anteciparem até R$ 150 de seus benefícios. A devolução ocorre no mês seguinte, com desconto direto na folha de pagamento e sem a incidência de juros, correções ou outras taxas.
- Publicidades -
O serviço dispensa a necessidade de desbloqueio prévio do benefício, mas segue algumas condições. Apenas instituições financeiras com pelo menos 12 meses de experiência em antecipação salarial e que tenham firmado convênio ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS poderão oferecer o serviço. Além disso, o beneficiário precisará contratar um cartão físico com chip e senha pessoal junto à instituição credenciada.
O adiantamento está restrito a beneficiários de pagamentos permanentes, como aposentadorias e pensões. Benefícios temporários, como o auxílio-doença, não são elegíveis.
A proposta busca auxiliar aposentados e pensionistas com despesas do dia a dia e necessidades imediatas, evitando que recorram a empréstimos com altas taxas de juros.
Outra novidade é que o Meu INSS Vale+ também funciona como um clube de vantagens. Disponível no site do INSS, ele oferece praticidade para a emissão de comprovantes de vínculo e outros serviços digitais, facilitando o acesso às informações e benefícios do instituto.