Texto: Ramon Macedo.

Um golpe de WhatsApp que vem se expandindo a cada dia atingiu um usuário do aplicativo em Palmas. Trata-se do “Golpe da Festa”. O nome foi dado porque normalmente os criminosos justificam o contato dizendo que precisam confirmar a presença do alvo escolhido em alguma celebração, jantar ou algo do gênero, para o qual está sendo oferecido um convite ou promoção especial.

Nessa estratégia, os golpistas não utilizam nenhuma  técnica de invasão digital. A manobra emprega é a denominada engenharia social, pois faz a vítima entregar voluntariamente os dados que permitirão o roubo de sua conta, pedindo que a vítima confirme a presença no evento por meio de um código de 6 dígitos enviado e, com isso, o golpista invade a conta.

Na última quinta-feira (19) o nome do deputado estadual, Issam Saado (PV), foi usado por um golpista que se passava pela assessoria do parlamentar ao ligar para um morador da Capital. Durante a ligação o criminoso disse que o deputado tocantinense estava organizando uma “Festa Vip” com convidados especiais no mês de abril e que, para efetivar o ingresso no evento, a vítima teria que confirmar um código de 6 dígitos que receberia ainda no curso da chamada.

Desconfiada, a vítima identificada como Marcos Costa, resolveu filmar a tentativa de golpe e encaminhou a gravação com exclusividade ao Sou de Palmas. (Assista o vídeo abaixo)

Issam Saado emite Nota sobre o caso

Deputado Estadual Issam Saado (PV). Foto: Divulgação Sou de Palmas.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria do deputado Issam Saado que lamentou o ocorrido e fez um alerta por meio de Nota. Veja abaixo:

O deputado estadual Issam Saado informa que o áudio em questão se trata de uma tentativa de golpe, uma vez que sua assessoria de imprensa não contata pessoas solicitando códigos de verificação de celulares para confirmar entrada em eventos. Na oportunidade, alertamos para que as pessoas sempre desconfiem deste tipo de contato. Qualquer dúvida sobre eventos, agenda, convites, ações e atividades do deputado Issam Saado podem ser reportadas ao email [email protected] ou em seu Gabinete através do telefone (63)3212-5017.

Deixe aqui o seu comentário: