PREFEITURA DE PALMAS
PREFEITURA 2

Semana D de combate à Dengue inicia com caminhada em Araguaína

Mais de 200 agentes de combate a endemias percorrem, nessa manhã de segunda-feira, 24, a Avenida Cônego João Lima para alertar sobre o papel dos moradores para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. O evento faz parte da abertura da Semana D de Combate à Dengue, que contará com intensificação em vistorias e orientações nos comércios, moradias, empresas e escolas.

A agente Elimar Santos explica que, além de manter o quintal limpo, o morador precisa permitir as vistorias. “Nós temos que conquistar a pessoa para poder entrar e no fim ele fica feliz, porque na correria do dia a dia acaba não vendo um foco do mosquito dentro de casa. Um recipiente com água parada durante 5 a 7 dias já é o suficiente para o desenvolvimento de novos mosquitos”.

O comerciante Raimundo Barbosa, 40 anos, que mora no Setor Maracanã, assistiu à mobilização da porta de sua loja e afirmou que o alerta é necessário. “Eu tive dengue há dois meses e nem sei onde peguei. Esse é o perigo, a gente não sabe onde está o foco”.

Os agentes são uniformizados e possuem sempre as bolsas onde levam o material de coleta e anotações. Em caso de dúvidas, moradores podem entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pelos seguintes telefones: 0800 646 7020, 3415-5307 ou 3411-7040.

Fiscalização
Outra medida que está sendo tomada é a intensificação da fiscalização em terrenos baldios, pelas equipes de Saúde, Postura e Meio Ambiente. A Prefeitura publicou uma notificação pública no Diário Oficial do Município nº 2.473 direcionada aos proprietários dos lotes.

De acordo com o documento, a limpeza dos terrenos, incluindo a roçagem e a remoção do entulho, deverá ser feita em um prazo de dez dias. Caso o proprietário não cumpra o prazo estabelecido pelo Município, será aplicada ao proprietário uma multa no valor de R$ 300, somada aos custos dos serviços que venham a ser executados pela Prefeitura para realizar a limpeza do lote.

Visitação
Após a caminhada, os agentes de combate às endemias retornaram às visitas domiciliares nos bairros prioritários, vistoriando casas e conscientizando os moradores sobre a proliferação do mosquito. A ação será intensificada durante os cinco dias desta semana.

Ao todo, 17 setores serão atendidos durante a semana: Araguaína Sul, São João, Neblina, São Miguel, Vila Azul, Monte Sinai, Morada do Sol 1 e 3, Setor Couto, Setor Brasil, Universitário, Costa Esmeralda, Eldorado, Nova Araguaína, Itaipu, Patrocínio e Mônaco.

Programação
Dia 25 (terça-feira)
8h – Vistorias nos bairros;
9h – Palestra em uma empresa;
15h – Palestra em uma empresa.

Dia 26 (quarta-feira)
8h – Vistorias nos bairros;

8h – Vistorias nas secretarias municipais e órgãos públicos;
9h30 – Bate-papo com os alunos do CEI (Centro Educacional Infantil), no Bairro Senador;
14h30 – Bate-papo com os alunos do CEI (Centro Educacional Infantil), no Bairro Senador.

Dia 28 (sexta-feira)
8h – Vistorias nos bairros;

9h30 – Bate-papo com os alunos do CEI (Centro Educacional Infantil) Sucesso, no Bairro Cimba;
13h30 – Bate-papo com os alunos do CEI (Centro Educacional Infantil) Sucesso, no Bairro Cimba;
15h – Pit Stop Ecológico no Pé de Pequi, Setor Morada do Sol.

*Os eventos estão sujeitos a alteração.

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais