A Prefeitura de Araguaína lançou uma versão atualizada de sua plataforma de atendimento virtual, que agora se chama IAra (Inteligência Artificial da Prefeitura de Araguaína). A novidade amplia o acesso a serviços municipais, permitindo interações mais intuitivas e acessíveis, além de garantir maior eficiência no atendimento ao público.
O novo sistema permite que os cidadãos façam perguntas abertas e recebam respostas claras, sem a necessidade de navegar por menus complexos. Caso necessário, os usuários podem ser direcionados para um atendimento realizado por servidores municipais. A IAra também é acessível para pessoas com deficiência, com suporte a leitores de tela.
Serviço 24 horas e suporte completo
Com atendimento disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o canal reúne serviços de diversas secretarias e pode ser acessado pelo WhatsApp no número (63) 3412-5572 ou pelo site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br), clicando no ícone do WhatsApp no canto superior direito.
“A IAra oferece serviços personalizados e seguros, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a privacidade dos usuários”, afirma Fabiano Souza, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Do Atende Bem à IAra
A plataforma anterior, chamada Atende Bem, foi lançada em novembro de 2023 e utilizava um sistema de menus pré-definidos. Com a transição para a IAra, em abril de 2024, a Prefeitura adotou uma tecnologia mais avançada, permitindo interações dinâmicas e um aumento expressivo no número de atendimentos: de 30.434 registros no Atende Bem para 71.004 pela IAra até dezembro de 2024.
Serviços disponíveis
A IAra oferece suporte para demandas como:
- Cadastro em programas sociais e habitacionais
- Consultas de tributos e emissão de guias de pagamento
- Matrículas escolares e informações sobre calendário letivo
- Denúncias ambientais e fiscalização sanitária
- Apoio a mulheres em situação de violência
- Informações sobre eventos culturais e esportivos, entre outros.
Além disso, a plataforma facilita a comunicação com secretarias municipais, como Saúde, Educação, Fazenda e Meio Ambiente, e órgãos como a Procuradoria Geral e a Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito.
Gestão otimizada
De acordo com o secretário Fabiano Souza, a IAra também melhora a gestão interna ao registrar protocolos de atendimento, permitindo maior controle e análise dos serviços prestados. “Essa ferramenta otimiza o trabalho das equipes municipais, garantindo um atendimento mais eficiente à população”, conclui.