Um tumulto durante uma ocorrência policial foi registrado na noite do último sábado (26) em um posto de combustível de Paraíso do Tocantins, a cerca de 60 km de Palmas. A confusão começou após a chegada de policiais que receberam uma denúncia de som alto no local. (Veja o vídeo no final da matéria)
- Publicidades -
De acordo a Polícia Militar, ao ser dada ordem para que o volume do som automotivo fosse abaixado, o autor agiu contra a ação policial, desobedecendo, resistindo às ordens dos policiais militares e os desacatando.
Vídeo ganhou repercussão nas redes sociais
A ação foi gravada e o vídeo foi parar nas redes sociais. Nas imagens é possível ver quando uma mulher começa a registrar pelo celular o momento em que um homem estava sendo detido por um policial. Em seguida, uma policial militar tenta impedir que a mulher gravasse a ação, as duas discutem e a policial empurra a mulher que, em resposta, joga uma lata de cerveja na militar.
Ainda no vídeo, um outro homem aparece levando um soco de um dos militares presentes na ação.
Ação policial divide opiniões
O caso vem gerando discussões nas redes sociais, algumas pessoas defendem que as pessoas presentes na ocorrência não colaboraram e interferiram no sentido de impedir a ação policial. já outras afirmam que faltou preparo por parte dos militares envolvidos na ocorrência. Ouvido pela reportagem, um advogado colocou que filmar uma ação policial é o exercício pleno do direito fundamental da liberdade de expressão e de fiscalização da atuação do poder público e não poderia ter sido impedido por parte dos militares.
O que diz a Polícia Militar?
Em nota encaminhada ao Sou de Palmas, a PM destaca que houve resistência e desacato por parte dos envolvidos na ocorrência, que devido a necessidade de conduzir o autor houve um princípio de tumulto com outras pessoas que estavam no local, uma delas chegando a agredir uma policial militar.
Ainda na nota, a PM diz que a ação dos policiais durante a ocorrência será apurada em procedimento administrativo, e orienta a todos que busquem colaborar com as ações e abordagens policiais a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos. (Veja abaixo)