O Governo do Tocantins está participando da Aquishow 2023, a maior feira voltada para o setor aquícola do Brasil, que ocorre de 23 a 26 de maio em São José do Rio Preto-SP. A presença do estado na feira tem como objetivo divulgar as ações da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) e da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), além de atrair investidores e estabelecer parcerias para fortalecer a cadeia produtiva da pesca e aquicultura.
- Publicidades -
Uma roda de conversa com o tema “Tocantins: parcerias e oportunidades de negócios na aquicultura sustentável” será realizada na tarde desta terça-feira (23), com a participação dos secretários Miyuki Hyashida (Sepea) e Carlos Humberto Lima (Sics). O evento proporcionará um espaço para discutir as potencialidades do Tocantins nesse setor e explorar as oportunidades de negócios existentes.
Espaço do Tocantins
O stand do Tocantins na Aquishow foi especialmente preparado para receber os visitantes, oferecendo informações sobre as iniciativas do Estado na área da pesca e aquicultura. A feira conta com uma programação diversificada, ocupando uma área de sete mil metros quadrados e com a presença de 90 stands. Além disso, há áreas demonstrativas com viveiros escavados, represas e outros recursos que possibilitam aos participantes uma imersão nas práticas da aquicultura.
Durante a manhã, a secretária Miyuki teve a oportunidade de conversar com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e com Marilsa Fernandes, uma das organizadoras da Aquishow. Durante a conversa, foi destacado o momento favorável que o Brasil e o Tocantins vivem, o que pode impulsionar o desenvolvimento do setor aquícola.
A secretária afirmou que, com a atuação conjunta dos governos federal e estadual, será possível impulsionar a produção:
“Com os governos Federal e Estadual trabalhando em sintonia conseguiremos alavancar a produção e tornar o Tocantins um dos grandes exportadores de pescados do Brasil”, afirmou.
Aquishow
A participação do Governo do Tocantins na Aquishow 2023 representa um importante passo para o fortalecimento da pesca e aquicultura no estado, buscando o desenvolvimento sustentável desse setor estratégico e a promoção de parcerias que impulsionem a economia local.
A feira proporciona um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, a troca de experiências e o estabelecimento de redes de cooperação, contribuindo para impulsionar ainda mais a aquicultura no Brasil.
São no evento: cinco salas de reuniões, 90 estandes comerciais, um Auditório principal, Praça de alimentação, com restaurante temático e food trucks, Represa de 5 mil metros quadrados, Showroom, de mais de um hectare, com 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra. Além da conexão de várias cadeias produtivas da aquicultura.