A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou nesta quarta-feira (19) que finalizou a contratação de 15 técnicos de enfermagem, que já estão atuando, e que o Hospital Geral de Palmas agora conta com 39 leitos de UTI para adultos e 20 leitos de UTI pediátricos, após Justiça dar dez dias para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) explicar o bloqueio de seis leitos
- Publicidades -
O questionamento ocorreu após vistoria feita por promotores e defensores públicos na quinta-feira (13), que identificou que os leitos estavam parados por falta de enfermeiros e técnicos. A vistoria também encontrou falta de insumos no setor de oncologia em materiais como seringas estavam armazenados em caixas de papelão.
No dia da vistoria, a pasta informou que o bloqueio ocorreu porque a unidade não estava conseguindo fechar as escalas dos profissionais. Segundo a Defensoria, são necessários pelo menos dois técnicos para atender pacientes em cada leito. O órgão, juntamente com o Ministério Público, cobra adequações na área da enfermagem, situação que é questionada em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada em maio deste ano.
O secretário de Saúde, Afonso Piva, citou que em breve serão entregues 80 leitos no HGP, dez em Paraíso do Tocantins outros dez em Miracema. Entretanto, não deu prazo para que as unidades hospitalares das cidades tenham a ampliação no número de leitos.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820