Nos seis primeiros meses deste ano, ocorreram 250 acidentes em que motoristas colidiram com postes no Tocantins. Os dados são de levantamento feito pela Energisa, que adiantou que em julho, foram registrados pelo menos 79 acidentes com postes no estado.
- Publicidades -
O último caso aconteceu nesta sexta-feira (12). Um poste foi atingido por um veículo em Guaraí, região centro-norte do estado. De acordo com a concessionária de energia, a batida deixou mais de 50 moradores por volta das 15h. As equipes fizeram a substituição do poste.
As cidades com mais colisões deste tipo são Palmas (57), Araguaína (27), Porto Nacional (17), Gurupi (13) e Paraíso do Tocantins (10).
Apesar da quantidade, o número de acidentes registrados no primeiro semestre é menor que no mesmo período de 2021, quando 293 postes foram“atropelados” por motoristas. A redução é de 14,6% em acidentes.
Riscos e prejuízo
Casos de colisão com poste pode representar riscos para quem colidiu com a estrutura e ainda afetar o fornecimento de energia, como aconteceu nesta sexta-feira (13) em Guaraí. A depender do local do poste, pode atingir cerca de 20 mil clientes, segundo a empresa.
“A principal orientação de segurança no caso de acidente com poste é manter-se dentro do veículo, caso seja possível, e acionar o Corpo de Bombeiros e a Energisa. É importante que as pessoas que presenciarem o acidente também mantenham a distância”, reforçou a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.
Também há prejuízos para quem causa o acidente. A substituição dos postes pode custar de R$ 3 mil a R$ 30 mil, caso tenha transformador e outros equipamentos. A instalação pode levar de três a quatro horas.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820