A Secretaria da Administração realizou na tarde desta terça-feira, 20, uma entrevista coletiva sobre o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins – Plansaúde, que atende mais de 81 mil usuários e vem passando por um processo de modernização da gestão.
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O secretário da Administração, Edson Cabral explanou acerca da situação financeira do plano, destacando a capacidade de sustentabilidade do Plansaúde. “O Plansaúde é viável, e de extrema importância para o servidor público tocantinense, mas precisa de adequações”, afirmou.
Mudanças que vem sendo construídas desde o início do ano, com transparência, diálogo e participação ativa de representantes dos servidores e dos prestadores de serviço, enfatizou a superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão, Carol Bueto. “O pontapé inicial foi o Workshop do Plansaúde em abril, depois montamos um grupo de trabalho que vem ativamente conversando e trocando experiências e sugestões, como foi o caso do processo de construção do manual do credenciado e a tabela de valores que está em discussão”, disse.
Entre as metas para a modernização do Plansaúde, o secretário da Administração destacou a ampliação do canal de comunicação direta com os prestadores da rede credenciada e a unificação e atualização da tabela do Plansaúde. Também a implantação de ferramentas como a biometria, um sistema integrado de auditorias e o aplicativo para usuários.
Falou ainda que o Plansaúde estará quitando, nos próximos dias, cerca de R$18 milhões em dívidas já auditadas e prontas para pagamento. Explicando como funciona o fluxo de pagamentos do Plano, que é contínuo e transparente. “Toda as despesas do Plansaúde seguem um cronograma contábil que é comum quando se trata de pagamentos do governo, que dependem de licitação e de auditorias que comprovam que o serviço solicitado foi executado da maneira correta”, disse.
Também pontuou que a nomeação do Conselho Fiscal estava dentro do cronograma de ações do Plansaúde. E que ainda esta semana, o Conselho deve ser convocado para uma primeira reunião.
Sobre o processo de credenciamento de novos profissionais, esclareceu que o processo esta sendo conduzido pela secretaria da Fazenda, que já está recebendo os documentos dos interessados em se credenciarem.
Frisou também que todos os questionamentos acerca do edital foram respondidos e que não houve nenhuma impugnação judicial do processo. “O documento é público e pode ser consultado por qualquer usuário ou prestador de serviço”, apontou.