O período do teste de aptidão física (TAF) para o concurso da Polícia Militar do Tocantins teve sua data alterada pelo governo estadual. A prova iria acontecer entre os dias dias 20 e 23 de agosto, agora os exames serão entre 20 e 26 de agosto. Os locais e horários já estão disponíveis para o candidato consultar no site da Cebraspe.
- Publicidades -
A PM já tinha divulgado no dia 13 de julho a lista de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da PM. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado junto com o edital de convocação para a realização do teste de aptidão física (TAF).
O documento prevê que não haverá segunda chamada e também que quem estiver com a Covid-19 na data da realização será impedido de prestar o exame. Há ainda um trecho do edital que afirma:
“Os casos de alteração psicológica e(ou) fisiológica temporários (estados menstruais, indisposições, cãibras, Covid-19, contusões, luxações, fraturas etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou que diminuam a performance dos candidatos nos testes do exame de capacidade física serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes”.
A Polícia Militar confirmou que esta é realmente a regra do concurso e informou que “os candidatos devem ser submetidos às mesmas condições, sob pena de inviabilizar a concorrência e consequentemente colocar o concurso em risco”. A não participação nesta etapa vai implicar na eliminação dos candidatos.
O edital prevê que a temperatura dos candidatos será medida na entrada dos locais de prova e que os que estiverem com febre poderão prestar o exame, mas em uma sala separada dos demais. O documento tem ainda instruções sobre documentos a serem apresentados na data dos testes e até o vestuário dos candidatos. O uso de máscaras será obrigatório.
Também foram divulgadas as datas das provas específicas para candidatos aos cargos de músicos, sendo que os dias e horários variam conforme o instrumento.
O concurso
O concurso da PM do Tocantins oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais.
Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. Ao todo, 45.815 candidatos se inscreveram. Este concurso está sendo feito porque o anterior, realizado em 2018, teve as provas anuladas por causa de fraudes.
Nota da Polícia Militar na íntegra
Em resposta a este veículo de comunicação, a Polícia Militar informa que conforme edital do concurso público da PMTO 2021, como na primeira fase, o candidato que informar, na data de realização do exame de capacidade física, que está acometido pela Covid-19, não poderá realizá-lo.
O edital leva em consideração a impossibilidade de tratamento especial a quem estiver acometido de alguma restrição temporária (salvo casos previstos – gravidez), pois todos os candidatos devem ser submetidos às mesmas condições, sob pena de inviabilizar a concorrência e consequentemente colocar o concurso em risco.
Portanto os casos de alteração psicológica e (ou) fisiológica temporários (estados menstruais, indisposições, cãibras, Covid-19, contusões, luxações, fraturas etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou que diminuam a performance dos candidatos nos testes do exame de capacidade física serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes.
À candidata que, no dia da realização do exame de capacidade física, apresentar atestado médico que comprove seu estado de gravidez, será facultada nova data para a realização do referido exame após 120 dias a contar da data do parto ou do fim do período gestacional, de acordo com a conveniência da Administração, sem prejuízo da participação nas demais etapas do concurso.