Antônio Luiz Bandeira Júnior (PSB) e José Edival Gomes Alves, que venceram a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice de Lajeado, respectivamente, serão diplomados nesta quarta-feira (11). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cerimônia está prevista para ocorrer às 15h no salão do Júri do Fórum da Comarca de Miracema do Tocantins. O pleito foi realizado no dia 1º deste mês.
- Publicidades -
Os eleitos tiveram 1.779 votos válidos, o que corresponde a 77,08%. O outro candidato, Antônio Alves Oliveira (PSL), o Toninho da Brilho, teve o registro de candidatura indeferido e concorreu sub judice após apresentar recurso. Os votos dele não serão divulgados.
A cerimônia será aberta ao público. O juiz eleitoral da 5ª Zona Eleitoral Marcello Rodrigues de Ataídes entregará os diplomas aos eleitos que cumprirão mandato até 31 de dezembro de 2020. A posse será realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Lajeado.
Cassação
A nova eleição foi convocada após o prefeito Tércio Dias Melquiades Neto (PSD) ser cassado. A cassação foi motivada por acusações de que ele e o vice, Gilberto Borges (PSC), foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais ocorridas em 2016. Os dois negam as acusações e recorreram da condenação.
Tércio Dias chegou a anunciar a intenção de concorrer na eleição suplementar, mas não teve sucesso e acabou precisando renunciar à candidatura.