A “Blackout tuesday”, campanha de artistas em apoio aos protestos antirracistas, causa uma onda de quadrados com a cor preta nas redes sociais nesta terça-feira (2). Mas o “apagão” em favor do Black Lives Matter está atrapalhando ativistas do movimento.
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Os organizadores dizem que os milhares de posts escuros, muitos deles com hashtags como #BlackLivesMatter e #BLM, estão tornando mais díficl achar nas redes informações úteis, links de doações, localizações e denúncias de violência policial nos protestos que acontecem em todo o país e que usavam as mesmas tags.
Na tarde desta terça, se espalham alertas nas redes para usar apenas a hashtag #blackouttuesday para postar os quadrados pretos.
A campanha foi bastante incentivada por famosos, em especial na indústria musical, desde a segunda-feira (1). Cantores como Elton John, Rihanna, Cardi B, Zayn, Demi Lovato, Björk e outros aderiram.
No Brasil, artistas como Anitta, Bruno Gagliasso, Ludmilla e Marília Mendonça também postaram quadrados pretos para apoiar a campanha.
Mas, agora, até os artistas estão percebendo efeitos colaterais.
“Isso não está nos ajudando, cara. Quem diabos pensou nisso? As pessoas precisam perceber o que está acontecendo”, escreveu o cantor Lil Nas X, compartilhando uma mensagem do DJ Dillon Francis que notava o problema.
this is not helping us. bro who the hell thought of this?? ppl need to see what’s going on https://t.co/fN492qsxaa
— MONTERO (@LilNasX) June 2, 2020
A indústria musical dos EUA planejou o dia de silêncio em solidariedade aos protestos pela morte de George Floyd.
Após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis, nos Estados Unidos, uma onda de protestos começou no país em 25 de maio.