Algumas regiões do Tocantins alcançaram 130 dias de estiagem, mas neste final de semana os tocantinenses vão experimentar um clima mais ameno com temperaturas mínimas na casa dos 23°C, é o que aponta a previsão do tempo.
- Publicidades -
Mesmo com a expectativa que a chuva acalme o calorão e ajude a combater os focos de calor, que tem devastado áreas do Tocantins, a máxima segue firme e alta chegando aos 39°C.
Em Gurupi a chuva já apareceu e em Palmas, na noite desta quinta-feira, 26, alguns moradores registraram pancadas de chuva. A última ocorrência na capital aconteceu no dia 21 deste mês. Ainda segundo a previsão do tempo, é possível que ocorram chuvas durante o final de semana e a próxima terça, 1.
Exército no Tocantins
No Tocantins, militares do Exército realizam uma operação especial para combater os focos de calor. A utilização do Exército nos estados da Amazônia Legal foi autorizada por um decreto presidencial para o período de 24 de agosto a 24 de setembro.
O número de queimadas no Tocantins ultrapassou 8 mil focos. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lagoa da Confusão está em primeiro lugar no ranking dos municípios do Brasil com maior quantidade de focos de queimada. De 1º a 6 deste mês, foram 147 focos. Do início do ano até agora, 7.981 focos de queimadas foram registrados em todo o estado, conforme o instituto.