A Polícia Civil do Tocantins efetuou nesta quinta-feira, 21, a prisão de um homem de 73 anos, em Araguaína, por crimes de violência contra crianças e adolescentes. A prisão ocorreu durante a operação Hagnos, que foca no combate a esses tipos de crimes em todo o estado durante o mês de novembro. O idoso, que tem condenação definitiva por estupro de vulnerável, foi detido após a expedição de um mandado de prisão pela Vara Especializada no Combate à Violência e Familiar contra a Mulher de Araguaína.
- Publicidades -
O mandado foi cumprido por agentes da 2ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (DAV), com o apoio da equipe do Sistema Integrado de Operações (SIOP), liderado pelo delegado Anderson Casé. O delegado Charles Arruda, que supervisionou a operação, relatou que a captura foi possível após a equipe especializada ter conhecimento do mandado em aberto.
Após a prisão, o acusado foi levado para a 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil e, após os procedimentos padrão, encaminhado à Unidade Penal Regional de Araguaína para iniciar o cumprimento de sua pena.
A Operação
A operação Hagnos, que em grego significa sagrado, é uma iniciativa coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública e, no Tocantins, é organizada pela Secretaria da Segurança Pública, através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Ela conta com a colaboração de diversas forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Metropolitana e Conselho Tutelar.
Para denúncias relacionadas a abuso infantil, a população pode entrar em contato pelo Disque 100, pela Ouvidoria da Mulher (180), ou diretamente em qualquer delegacia de polícia civil do estado.