A Seleção Tocantinense Feminina de Voleibol Sub-16 garantiu um feito importante: a vaga para disputar a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) em 2025. A competição, promovida pela Federação de Vôlei do Acre e pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), aconteceu entre os dias 28 de outubro e 06 de novembro, em Rio Branco, no Acre.
- Publicidades -
Durante o campeonato, a equipe do Tocantins participou de sete partidas, conquistando seis vitórias e sofrendo apenas uma derrota. Nas semifinais, as tocantinenses venceram Sergipe, mas na grande final foram superadas pela equipe de Rondônia, com o placar de 3×0. Comandada pelo técnico Nazaré Rodrigues de Oliveira, conhecido como Zico, a seleção finalizou a competição como vice-campeã, assegurando o acesso à 1ª divisão da categoria Sub-16.
Além do resultado coletivo, o Tocantins teve destaque individual com a jogadora Laura Raquel, eleita a melhor ponteira do campeonato.
O Campeonato Brasileiro de Seleções é dividido em três níveis: a 2ª divisão (com 7 estados), a 1ª divisão (10 estados) e a divisão Especial (10 estados), que representa a elite do voleibol nacional. Para que a equipe tocantinense Sub-16 chegue à divisão de elite, será necessário terminar entre as três primeiras colocadas na 1ª divisão no próximo ano.
Ricardo Abalém Junior, presidente da Federação de Vôlei do Tocantins, destacou o bom desempenho das seleções em 2024 e ressaltou a importância do apoio municipal para os atletas. “Encerramos nossa participação no ano com um saldo positivo. Das quatro delegações tocantinenses que disputaram os CBSs, duas subiram para a 1ª divisão. No entanto, para que nossos atletas possam continuar se destacando, é essencial que prefeitos das cidades com atletas convocados apoiem nas despesas de treinamento, já que o transporte, a hospedagem e a alimentação para as competições nacionais são garantidos. Esse apoio é fundamental para eles seguirem como referência em suas escolas e clubes”, afirmou.