No Tocantins, os esforços contra a malária vêm mostrando resultados positivos, com uma redução de 27,5% nos casos em 2024, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Em meio aos avanços, o estado permanece vigilante para manter a doença sob controle, especialmente no Dia da Malária nas Américas, celebrado em 06 de novembro, que ressalta os desafios e a importância da mobilização para prevenção.
- Publicidades -
Número de casos no Estado
Este ano, todos os 21 casos de malária registrados no Tocantins foram importados de outras regiões, com a maioria dos pacientes sendo homens entre 30 e 49 anos que atuam em garimpos. A SES-TO alerta para a necessidade de medidas preventivas, como o uso de repelentes, mosquiteiros e roupas de proteção, além da busca por atendimento médico ao menor sinal de sintomas.
Segundo Vanuza Alves Soares, técnica de combate à malária na SES-TO, o estado está no caminho para a eliminação da doença. “Nossa meta é sermos pioneiros na região Norte nessa conquista, mas precisamos manter a vigilância ativa para garantir diagnóstico e tratamento rápidos”, afirma Soares.
A mobilização da SES-TO no Dia da Malária inclui campanhas educativas para sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a população sobre a importância da prevenção e do combate à doença. O Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mantém a meta de erradicação da malária até 2035.