Tocantins – A temporada de chuvas no Tocantins pode trazer consigo problemas relacionados à queima de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos devido a oscilações e descargas elétricas. Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins, enfatiza a importância de os consumidores conhecerem seus direitos. “Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar na defesa dos direitos do consumidor em relação a quedas de energia e os possíveis danos que isso pode causar a seus equipamentos”, disse Silva.
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Responsabilidade das concessionárias
O Código de Defesa do Consumidor assegura que os fornecedores, incluindo as concessionárias de energia, devem prestar serviços de qualidade e seguros. A Resolução Normativa da ANEEL nº 1.000, de 2021, estabelece que em casos de danos causados por falhas na entrega de energia, como queimas devido a oscilações elétricas, os consumidores têm direito ao ressarcimento. Os prejuízos podem ir desde danos a aparelhos eletrônicos até impactos causados por descargas elétricas durante tempestades.
Se ocorrerem danos, o consumidor deve documentar os prejuízos, notificar a concessionária e, se necessário, recorrer ao Procon ou à ANEEL. O prazo para solicitação de ressarcimento é de até 90 dias após o incidente, com a concessionária tendo até 90 dias para reparar ou ressarcir o dano. Em casos deferidos, as opções de ressarcimento incluem conserto, substituição do equipamento, ou pagamento equivalente.
Como pedir o ressarcimento?
É direito do consumidor solicitar o ressarcimento de danos em equipamentos por danos elétricos. Veja como solicitar o ressarcimento:
O contato com a Energisa pode ser feito através do site da companhia (www.energisa.com.br)
Pelo telefone 0800 721 3330, WhatsApp Gisa: www.gisa.energisa.com.br e Aplicativo Energisa On.
Para solicitar o ressarcimento, é importante que o cliente tenha em mãos a data e horário do ocorrido, unidade consumidora, marca e modelo do aparelho e relato dos problemas apresentados.
Após analisar o pedido, a distribuidora terá prazo de 45 dias corridos para ressarcir o consumidor, caso se verifique relação entre o dano ao equipamento e a perturbação ocorrida no sistema.
A Energisa ressalta que nem sempre a causa do dano tem relação com a rede de energia, pois o raio também pode entrar na residência por meio de antenas e rede de telefonia. Por isso, é importante realizar manutenção periódica nas instalações elétricas internas da residência e possuir sistema de aterramento.
Dicas para prevenir danos em aparelhos elétricos durante chuvas
Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção;
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
- Evite goteiras perto de instalações elétricas.
- Não deixe extensões ou cabos elétricos em contato com a água.
- Evite fazer manutenções em telhados durante a chuva.
- É importante retirar os cabos de televisão por assinatura, parabólicas ou internet da tomada para evitar a queima de equipamentos.