Tocantins – Nesta terça-feira, 15, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, recebeu a equipe da Segurança Pública do Piauí, incluindo o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, para conhecer o Programa Celular Seguro. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Piauí, já recuperou mais de 10 mil celulares furtados ou roubados e chamou a atenção pela sua eficiência.
- Publicidades -
Segundo Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, o programa automatiza o processo investigativo, identificando rapidamente os portadores de celulares em situação irregular e enviando intimações para que compareçam às unidades de polícia judiciária. “Caso não haja o comparecimento voluntário, a polícia vai ao local para recuperar o aparelho e, se necessário, efetuar prisões em flagrante”, detalhou Brayner.
Operações de combate ao roubo de celulares e veículos
Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP do Piauí, explicou que o programa atua com três abordagens principais: blitzes, intimações em massa e a Operação Interditados, focada em suspender lojas envolvidas na compra e venda de celulares roubados. O sucesso do programa levou o Piauí a compartilhar o projeto com o Ministério da Justiça, que o considera uma iniciativa eficaz na redução da criminalidade.
“Ao apresentarmos esse programa ao Ministério, buscamos expandir sua aplicação a outros estados. No Piauí, já notamos uma redução de 41% nos roubos de celulares em relação ao ano passado”, informou Zanatta.
Após a reunião, o secretário Wlademir Mota reforçou o interesse do Tocantins em adotar soluções bem-sucedidas. “Essa troca de experiências nos permite adaptar estratégias já testadas e eficazes, o que contribui para uma gestão mais eficiente da segurança pública”, afirmou. O delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira destacou a importância da cooperação entre estados para aprimorar a gestão e enfrentar desafios comuns.
Operação Rastreados
Os gestores piauienses também apresentaram a Operação Rastreados, que visa combater o roubo e furto de veículos, desarticulando redes criminosas. O superintendente Zanatta destacou os resultados positivos da política, que atua na desarticulação de redes envolvidas no comércio ilegal de veículos e peças.
Reunião conta com participação de representantes da SSP do Tocantins
A reunião contou com a presença de vários representantes da Segurança Pública do Tocantins, incluindo o corregedor-geral da SSP, Wanderson Chaves Queiroz, e a diretora de Inteligência, Luciana Midlej Coelho, entre outros gestores da SSP e da Polícia Civil, que participaram da troca de informações e experiências com a equipe do Piauí.