A deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), apresentou nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), um requerimento ao Governo do Estado, solicitando a implementação de um programa de estímulo ao descarte adequado dos resíduos sólidos. O objetivo é mitigar os impactos ambientais e promover a saúde pública em todo o estado.
- Publicidades -
A proposta da deputada é embasada na constatação de que o descarte inadequado de resíduos sólidos é um dos principais fatores de poluição do solo, da água e do ar. Segundo Valcari, um programa eficaz de gestão de resíduos sólidos poderá minimizar esses impactos, preservando assim a qualidade dos recursos naturais do Tocantins.
“O Tocantins, com sua rica biodiversidade e áreas de Cerrado, necessita de medidas urgentes para proteger seus habitats naturais e as espécies ameaçadas de extinção. O manejo adequado dos resíduos sólidos é essencial para essa proteção”, disse Janad.
A parlamentar acrescenta ainda que, além do impacto ambiental, o acúmulo de resíduos em locais inadequados pode se tornar foco de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas por mosquitos e que a correta gestão dos resíduos contribuirá para a redução desses riscos à saúde pública.